sábado, 11 de janeiro de 2014

Racionalidades

Tenho a ideia de pertencer a um grupo de pessoas, ou sociedade, que apoia a sua segurança na chamada Racionalidade. Facilmente tranquilizamos quando fazemos comparações ou analogias com sociedades do passado, sejam elas mais ou menos primitivas, e facilmente admitimos que a nossa forma de pensar dita Racional, nos dá a segurança para tantas explicações. O pensamento racional não pode ser confundivel com o "pensamento", é apenas uma entre outras formas com os seus sucessos e fracassos. Podemos mesmo afirmar que esse pensamento racional quando puramente "mecânico" aliado a uma tecnologia a qual depende actualmente da lógica da razão, é responsável por todo um processo de devastação ambiental criando para o próprio Homem um espaço que não o respeita. Haverá aqui alguma Racionalidade?
O Homem será porventura racional quando perceber que como Ser, é participante num projecto de passagem, de participação, onde está intimimamente ligado ao seu próximo, seja esse próximo Homem ou Natureza. O Homem será porventura racional quando se compreender como ligação ao seu semelhante. Eu nunca serei apenas só eu, mas parte de um todo que deverei respeitar.

1 comentário:

  1. Ou seja, não é, necessariamente, na nossa racionalidade que podemos afirmar a nossa humanidade? Será que poderemos encontrar argumentos que nos distingam das "bestas" na nossa irracionalidade?

    ResponderEliminar